Programa de ciclovias vai interligar cidades
Publicado em: 05/09/2012 às 8h52
Compartilhe esse conteúdo!

Um sistema de ciclovias que interligará todos os municípios da Grande Vitória também será desenvolvido dentro do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), a ser implantado no Espírito Santo até 2016. O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande e pelo secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, na manhã desta terça-feira (04), no Seminário “Mobilidade Urbana é Solução”, promovido pela Rede Vitória.

De acordo com o secretário, o sistema de ciclovias será implantado em todas as áreas beneficiadas pelo sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transit). Além disso, um estudo está sendo realizado em conjunto com as prefeituras da Grande Vitória para o desenvolvimento de uma estratégia que permita a interligação entre os municípios de Cariacica, Vila Velha, Vitória e Serra.

O mapa com a extensão das ciclovias já está em fase de elaboração e deverá ser divulgado até o final do ano. A expectativa é que as novas obras sejam iniciadas já em 2013. O secretário Fábio Damasceno não informou o valor programa cicloviário, nem a extensão total das ciclovias. Disse que parte do valor já foi incluída nas obras de infraestrutura em execução como as do BRT, e das rodovias Leste-Oeste e Fernando Ferrari. Contudo, os investimentos tendem a aumentar com a construção das redes entre os municípios.

“A ideia é que em toda obra de infraestrutura viária a ser desenvolvia na região Metropolitana contemple projetos de ciclovias. Vamos criar uma rede ampliando a quantidade de ciclovias na Grande Vitória. A gente pode dizer que o valor das ciclovias é a menor parcela dentre essas obras de infraestrutura e que vão gerar um benefício enorme para a população”, disse o secretário.

A quarta ponte, que vai interligar os municípios de Cariacica e Vitória está entre os projetos, a serem executados pelo Estado, que contemplará a criação de ciclovias.

Integração com o BRT:

Damasceno explicou ainda que o objetivo do Programa Cicloviário é interligar as redes de ciclovias ao sistema BRT. Assim, os usuários do transporte coletivo, que desejarem, também poderão utilizar bicicletas nos trechos que acharem conveniente. Para isso, serão disponibilizadas bicicletários em parte das centrais de embarques de ônibus, conhecidos como mini-terminais.

A ideia inicial é que o usuário possa utilizar um bilhete único para o pagamento da passagem e utilização da bicicleta. Além disso, alguns ônibus serão adaptados para o transporte do equipamento, caso os usuários queiram utilizar as próprias bicicletas.

Fonte: Folha Vitória


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.