Inédito: atleta amputado vai às Olimpíadas
Publicado em: 04/07/2012 às 13h45
Compartilhe esse conteúdo!

Fonte: Globo Esporte
Foto: Yahoo!

Oscar Pistorius não conseguiu se classificar para uma prova individual nos Jogos de Londres, mas estará presente no revezamento 4x400m da África do Sul no evento. Nesta quarta-feira, a Federação de Atletismo do país divulgou a lista de atletas convocados para os revezamentos e confirmou a presença do corredor de 25 anos, que será o primeiro atleta amputado da história a disputar uma edição das Olimpíadas.

- Obrigado a todos que me fizeram o atleta que sou. Deus, família e amigos, meus adversários e fãs. Todos me deram uma mão. Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Estarei em Londres tanto para as Olimpíadas quanto para as Paralimpíadas – escreveu o atleta no Twitter.

Na última semana, Pistorius conquistou a prata no Campeonato Africano, disputado em Benin, mas sem atingir o índice exigido pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês). Ele havia batido a marca duas vezes anteriormente - em julho de 2011 e março de 2012, mas a Federação Sul-Africana exigiu que os atletas batessem o tempo a no máximo três meses dos Jogos.

Pistorius é recordista mundial nos 100m, 200m e 400m rasos para amputados na classe T 44. Ele teve as duas pernas amputadas quando tinha apenas 11 meses de idade, mas sempre esteve envolvido no esporte, tendo competido em rúgbi, polo aquático e tênis. O "Blade Runner", como ficou conhecido, ganhou fama internacional quando tentou se classificar para as Olimpíadas de 2008, em Pequim. Ele teve que enfrentar uma proibição da Iaaf de competir em provas que não fossem paralímpicas, já que suas próteses de fibra de carbono tinham sido consideradas uma vantagem injusta pela entidade.

O caso foi levado ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), e o sul-africano foi inocentado em 2008. Mas o processo legal o atrapalhou, e ele não chegou nem perto do tempo de qualificação para Pequim. Em 2011, foi definitivamente liberado para participar de grandes competições convencionais com atletas não paralímpicos. No Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, correu o revezamento 4x400m até as semifinais, foi "tirado" da final, mas ganhou a medalha de prata. Nos 400m rasos, foi semifinalista.

Pistorius tem no currículo cinco medalhas olímpicas e, nas Paralimpíadas de Londres, irá defender títulos nos 100m, 200m, 400m. O atleta ainda sonha com um recorde mundial e ouro coletivo no revezamento 4x100m.

Vídeo do atleta:
http://www.youtube.com/watch?v=jP6vmqi7c7I


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.