Bombeiros voluntários viajam para Alemanha
Publicado em: 24/06/2013 às 15h52
Compartilhe esse conteúdo!

Cinco bombeiros voluntários de Santa Maria de Jetibá, que viajaram para a Alemanha no final de maio para um intercâmbio, trouxeram novidades e querem levar ao governo do Estado uma proposta para implantar unidades de bombeiros voluntários em todos os municípios capixabas. 

Segundo o presidente da corporação em Santa Maria, Gelielson Marquardt, muito do que os capixabas conheceram na Alemanha poderia ser implantado no Estado. Ele destacou que é possível implantar pelo menos uma corporação de voluntários em cada município capixaba.

“Nossa intenção é fazer um projeto com propostas e encaminhar ao governo do estado, para que estude a possibilidade de seguir o exemplo da Alemanha e incentivar a criação dos bombeiros voluntários. Além de ter redução de custo, é possível dar um atendimento mais rápido às ocorrências”, destacou.

Segundo ele, o primeiro projeto que será posto em prática em Santa Maria de Jetibá é a fundação de uma escola de bombeiros para as crianças. “Nossa intenção é incentivar os pequenos a se tornarem bombeiros voluntários quando forem adultos. Queremos nos tornar referência no Estado com essas práticas voltadas ao voluntariado para salvar vidas”, afirmou Gelielson.

O convite para os cinco jovens viajarem para o país europeu partiu do Consulado da Alemanha no Espírito Santo.  Além do presidente da entidade, viajaram o comandante operacional Anderson Percílios e os soldados Idarlete Boecker Percílios (Duda), Fredy Seidler Berger e Carmen Gums.

Eles viajaram no dia 25 de maio e permaneceram até o final do mês realizando um intercâmbio, onde visitaram diversas entidades de bombeiros voluntários e militares, com o objetivo de conhecer o trabalho realizado no país, considerado referência em bombeiros voluntários no mundo.

As primeiras visitas foram realizadas em Schwielowsee, pequeno município do estado de Brandenburg, próximo a capital do Estado Potsdam. Segundo o comandante operacional Anderson Percílios, o município de Schwielowsee tem pouco mais de dez mil habitantes e conta com três unidades de bombeiros voluntários, todos com sede própria, veículos próprios, caminhões de combate a incêndios, barcos e todos os equipamentos necessários para serem utilizados em qualquer tipo de ocorrência.

“Só existem bombeiros militares nas capitais dos estados da Alemanha, nos demais municípios todo o trabalho é realizado pelos voluntários, que são treinados pelos militares, em escolas para bombeiros apropriadas e equipadas com aparato que chega a impressionar”, contou Anderson.

Ele também afirmou que parte do conhecimento adquirido na Alemanha pode e deve ser aplicado aqui no estado. “Basta conscientização de nossas autoridades e principalmente vontade política dos nossos governantes, pois acaba sendo muito mais barato para o Estado investir no trabalho voluntário e quem ganha é o cidadão, que pode contar com o socorro imediato. Uma unidade de bombeiros voluntários em cada município do Estado e financiado pela população e pelas prefeituras seria o mais próximo do ideal”, destaca Percílios.

Segundo ele, segurança pública é levado muito a sério na Alemanha. “Qualquer que seja a situação de emergência, os bombeiros voluntários gastam menos de 15 minutos para chegar ao local, e este tempo jamais é extrapolado. Existem diversas organizações de bombeiros voluntários em todas as cidades do pais, o que torna o atendimento muito rápido e muito eficiente”, contou.

Durante toda a permanência na Alemanha o grupo esteve acompanhado do consultor econômico do Consulado Alemão no Estado, Hartmut Messerchimid. Durante a estadia na cidade, a hospedagem foi financiada pela prefeitura de Schwielowsee. Durante sua visita na Alemanha, os voluntários de Santa Maria de Jetibá tiveram uma reunião com a prefeita de Schwielowsee Kristin Hoppe e o sub-prefeito de Ferch Roland Bucher, esta reunião assim como toda a estadia na Europa acabou virando notícia em dois jornais de Potsdam.

Por Julio Huber
Foto: Divulgação


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.