O famoso trem das montanhas capixabas
Publicado em: 10/08/2012 às 8h02
Compartilhe esse conteúdo!

A pacata cidade recebeu o seu nome em homenagem ao primeiro vice-presidente da República, Marechal Floriano Peixoto, em maio de 1900. Sua visita ao Estado foi em decorrência da inauguração da Rede Ferroviária Leopoldina Railway que em Marechal tinha, e ainda tem, duas estações: a da sede e a do distrito de Araguaia.  Antes disso a cidade era chamada de Braço do Sul referente a um afluente do Rio Jucu que corta o município.

Marechal Floriano recebeu colonização de imigrantes vindos principalmente da Itália e Alemanha. Essas pessoas vieram na onda das grandes imigrações vindas da Europa no final do século XVIII e início do século XIX. Só em 1991 os distritos de Marechal Floriano e Araguaia conseguiram a sua emancipação de Domingos Martins. Posteriormente ainda criando e anexando o novo distrito de Santa Maria de Marechal ao novo município. A herança dessas colonizações são percebidas até hoje nos costumes, na gastronomia e nas expressões culturais do município. Em minha visita pelo distrito de Araguaia (próximo post) vocês vão conhecer um lugar bucólico que guarda um dos maiores acervos de famílias italianas que colonizaram aquela região.

A Mata Atlântica, predominante na região, faz do município um lugar de natureza especial e preservada e além disso, deu a ele um título importante de ‘Cidade das Orquídeas’. Esse título não é a toa e essa história vocês vão entender também nos posts seguintes…

Por Marechal Floriano passa o TREM DAS MONTANHAS CAPIXABAS. Reinaugurado em janeiro de 2010, o trem sai de Viana e percorre 46 km, até o  distrito de Araguaia. É um trem apenas de passageiros, voltado para o turismo. Circula aos finais de semana e feriados e a empresa responsável pela operação é a SERRA VERDE EXPRESS.

Fonte: Folha Vitória


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.