Qual é o impacto ambiental do seu Facebook?
Publicado em: 03/08/2012 às 12h33
Compartilhe esse conteúdo!

Quando o assunto é a emissão de CO2 equivalente (CO2e), criar um perfil na rede social criada por Mark Zuckerberg é o mesmo do que produzir, todos os anos, três bananas graúdas, uma xícara de café com leite ou, ainda, uma taça de vinho. Foi o que revelou o relatórioFacebook's Carbon & Energy Impact, divulgado nesta quarta-feira (1).

De acordo com o estudo, que divulgou pela primeira vez o impacto ambiental do Facebook, o acesso de cada um dos mais de 950 milhões de usuários da rede social é responsável pela emissão de 269 gramas de CO2e/ano, o que equivale a quantidade emitida na produção dos alimentos citados acima.

E mais: o impacto total da empresa para o planeta - levando em conta fatores como o funcionamento dos centros de dados e escritórios e as viagens e o transporte dos funcionários - é de 285 mil toneladas de CO2e/ano, o que equivale a 0,17% - ou seja, menos de um centésimo - das emissões geradas pela frota de carros do Brasil.

No relatório, o Facebook ainda detalhou o mix de fontes de energiaque utiliza para abastecer seus centros de dados. A maior parte, cerca de 27%, provém da queima de carvão e em segundo lugar, responsável por 23% da produção energética da empresa, estão as fontes renováveis de energia, como eólica e solar. O gás fornece 17% da eletricidade de que a empresa necessita, seguido pelas fontes nucleares, que aparecem com 13%.

Confira o relatório Facebook's Carbon & Energy Impact na íntegra, em inglês, que - como não poderia deixar de ser - está disponível na própria rede social.

Fonte: Planeta Sustentável


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.