Brasil estuda adotar conta de luz pré-paga
Publicado em: 24/08/2011 às 9h54
Compartilhe esse conteúdo!

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que está estudando a possibilidade de oferecer aos consumidores brasileiros a possibilidade de optar pela modalidade de pré-pagamento da conta de luz, idêntica ao sistema usado na telefonia móvel. O assunto deverá ser regulamentado pela agência ainda no segundo semestre deste ano, depois de passar por consulta pública.

A proposta de regulamento, em fase de elaboração, ficará disponível para participação da sociedade, por meio de consulta pública para coleta de contribuições e aprimoramento da minuta.

Segundo a Aneel, essa modalidade possibilita ao consumidor uma melhor gestão do consumo de energia elétrica, pela possibilidade de monitoramento do consumo em tempo real. O sistema informa, por meio de avisos sonoros e luminosos, quando os créditos estão próximos a se esgotarem.

O pré-pagamento de energia já é utilizado em diversos países, como o África do Sul, Austrália, Colômbia, Estados Unidos, França, Moçambique, Peru e Reino Unido. Segundo a Annel, pesquisas feitas na Colômbia e na Argentina demonstram índices de aceitação e satisfação dos consumidores superiores a 80%.

A adoção do pré-pagamento de energia no Brasil também depende da regulamentação metrológica do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Consumo consciente

No mundo, 20%dos gases poluentes que causam o efeito estufa são gerados a partir da produção de energia elétrica, segundo dados da ONG WWF. Confira abaixo algumas dicas do Instituto Akatu que podem ajudar você a adotar uma rotina que vai ajudar você a reduzir o valor da conta de luz no fim do mês. É bom para o planeta e para o seu bolso:

- Troque lâmpadas e combata o efeito estufa. Se todas as famílias no Brasil trocassem apenas duas lâmpadas de casa por fluorescentes, evitariam a construção de uma nova termelétrica no país.

- Use mais luz natural. Evite acender lâmpadas durante o dia. Para clarear a casa, abra as janelas e aproveite a luz do dia o máximo que puder. No mesmo sentido, apague a luz em ambientes onde não há ninguém.

- Dê preferência a produtos com Selo Procel. Compre equipamentos que venham com o Selo Procel, pois ele qualifica aqueles que têm maior eficiência no consumo de energia. A classificação vai do A, que é o mais eficiente, até o E, com menos eficiência.

- Desligue os eletrodomésticos quando não estiver usando. Todo e qualquer aparelho que não esteja em uso (computador, rádio, televisão, DVD, etc) deve ser desligado. A televisão ligada na sala ou no quarto, sem ninguém para assisti-la, é um desperdício de energia.

- Desligue no botão dos aparelhos. Em stand by, embora os aparelhos estejam aparentemente desligados, não se engane. Nesse estado o aparelho também consome energia. Por isso, a dica é desligá-lo diretamente no botão.

- Tome banhos mais curtos. No inverno, o gasto de energia com esses aparelhos aumenta, por conta da resistência para esquentar a água. Por isso, quanto mais curto o banho, menor a conta de luz.

- Mantenha a porta da geladeira fechada. Primeiro, quando abrir a geladeira, tire tudo que vai precisar, evitando o abre-e-fecha, e não guarde alimentos ainda quentes. Além disso, em tempos mais frescos e no inverno, regule o termostato adequadamente, exigindo menos da geladeira e, periodicamente, ainda verifique a eficiência da borracha de vedação.

Fonte: Akatu


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.