Medida visa ampliar controle da água de cidades
Publicado em: 13/07/2012 às 14h01
Compartilhe esse conteúdo!

Fonte: DiárioNet
Foto: Cenário do Tocantins

Ministério do Meio Ambiente (MMA) aprova medida que promove tecnologia para retirar nanopartículas poluentes da água que abastece as residências. O texto, que foi discutido pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), propõe o desenvolvimento de técnicas de monitoramento e tratamento de cursos d'água.

Além disso, o documento contem uma lista de micropoluentes emergentes provenientes de medicamentos, drogas ilícitas, produtos de beleza, agrotóxico, entre outros. De acordo com o coordenador-geral de Mudanças Globais de Clima do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sanderson Leitão, algumas substâncias presentes nesses produtos escapam à filtragem e tratamento químico que a água passa antes de ser consumida.

Segundo Leitão, que é conselheiro do CNRH, os métodos de tratamento utilizados atualmente não são suficientemente efetivos para eliminar essas nanopartículas. "Por isso é necessário investir em pesquisa e tecnologia e no uso de membranas importadas para melhorar o processo", defende.

Leitão alerta ainda para os efeitos que o aumento da contaminação por micropoluentes pode causar, como câncer, infertilidade e outros distúrbios metabólicos e endócrinos.


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.