Madrugada mais fria do ano em Pedra Azul
Publicado em: 11/07/2012 às 14h04
Compartilhe esse conteúdo!

Por Julio Huber
Foto: Julio Huber

 

A madrugada mais fria do ano no Estado foi registrada ontem na região Serrana do Estado. Apesar dos termômetros meteorológicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) registrarem 3 graus, moradores afirmam que a temperatura caiu abaixo de zero.

E a previsão, segundo meteorologistas do Incaper, é de que os próximos dias também sejam de frio intenso. Para o final de semana, a chegada de uma nova frente fria deve deixar as temperaturas baixas. O produtor rural Sérgio Bellon, de Pedra Azul, em Domingos Martins, contou que ontem as plantações de verduras amanheceram brancas.

“Quando acordamos, a plantação de alface estava coberta por uma camada fina de gelo. Imediatamente regamos toda a plantação para evitar a queima causada pelo frio intenso. Mesmo assim, as folhas mais finas da alface acabam queimadas pelo frio”, disse.

Segundo Bellon, termômetros registraram menos que zero grau na manhã de ontem. De acordo com dados do Incaper, o centro meteorológico localizado no distrito de Aracê, em Domingos Martins, registrou 3 graus na manhã de ontem, considerada a temperatura a mais baixa do ano.

“As temperaturas caíram assim por causa da presença de ar frio associada à passagem de uma frente fria pelo Estado no último fim de semana. Além disso, a nebulosidade diminuiu, o que favoreceu uma perda de radiação noturna”, explica o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos.

Segundo ele, a baixa temperatura associada a pouca umidade do ar forma a geada, que é o congelamento de orvalho. Nas outras regiões do Estado, as mínimas também ficaram abaixo do que já foi registrado em 2012. Em Alegre, no Sul do Espírito Santo, a temperatura ficou em 10,9 graus. Em Linhares, no Norte, a medição foi de 14,2 graus.

Para os próximos dias, a previsão é de que o tempo permaneça ensolarado com poucas nuvens, mas o frio deve continuar. Para hoje, a previsão é de sol entre poucas nuvens. Ainda há condições para a formação de nevoeiros na Região Serrana nas primeiras horas da manhã, o que pode comprometer a visibilidade.

As temperaturas devem variar entre 6 e 20 graus na Região Serrana e vão de 13 a 30 graus nas demais regiões. Amanhã, as temperaturas devem ficar entre 9 e 22 graus na Região Serrana e entre 15 e 31 graus nas demais regiões.

O próximo final de semana também promete ser de frio, já que a previsão é de que uma nova frente fria deva avançar sobre o Estado, provocando o aumento de nuvens na Região Sul capixaba. Os termômetros devem variar entre 8 e 23 graus na Região Serrana e entre 16 a 32 graus nas demais regiões.


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.