Spray capta luz e transforma em energia
Publicado em: 29/06/2012 às 14h34
Compartilhe esse conteúdo!

DiárioNet

Desenvolvida uma bateria de íons de lítio recarregável que pode ser aplicada (pintada) em spray na maioria das superfícies. Cada camada aplicada representa os componentes de uma bateria convencional. O novo produto foi desenvolvido por cientistas da Universidade Rice, nos Estados Unidos.

"Com isso, as embalagens tradicionais das pilhas e baterias dão lugar a uma abordagem muito mais flexível, que permite inúmeros tipos de novos designs e de possibilidades de integração com dispositivos elétricos e eletrônicos", explica o professor de Engenharia Mecânica e Química da Universidade Rice Pulickel Ajayan, em reportagem publicada na Nature Scientific Reports.

Os cientistas testaram várias alternativas para representar as cinco camadas de componentes de uma bateria: dois coletores de corrente, um cátodo, um ânodo e um separador polimérico. Eles foram aplicados por ar comprimido em materiais como polímeros flexíveis, azulejos, vidro, aço inoxidável e até mesmo canecas de cerveja, para ver como se aderiam a cada substrato.

Em um dos experimentos, nove azulejos com baterias aplicadas foram conectados em paralelo. Em um deles os cientistas colocaram uma célula solar que convertia energia a partir das luzes do laboratório. Quando totalmente carregadas tanto pelo painel solar como por uma corrente elétrica, as baterias foram capazes de alimentar uma série de Leds que se acendiam formando a palavra "Rice" por seis horas, com uma voltagem regular de 2,4 volts.

Os pesquisadores da Universidade Rice estão pedindo patente para a técnica, que eles pretendem continuar a estudar para que possa oferecer melhor rendimento e eventualmente ser lançada comercialmente.


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.