Pulseira reproduz fotossíntese e purifica o ar
Publicado em: 31/07/2013 às 16h47
Compartilhe esse conteúdo!

Parece até um relógio com uma pulseira mais grossa do que o comum, mas não é. Este pequeno objeto tem um objetivo bem mais ambicioso do que apenas mostrar o passar do tempo: quem usar a Hand Tree* será capaz de “fazer o papel de uma planta” e reduzir a poluição do ar por meio de um processo que imita a fotossíntese.

Como? Cansado de respirar poluição, o estudante de design russo Alexandr Kostin imaginou uma forma de limpar o ar ao seu redor para respirar melhor na cidade de Vladimir, a 180 km de Moscou. Foi então que desenhou um dispositivo capaz de puxar ar poluído e devolvê-lo limpo, ou seja, ele inala dióxido de carbono do ar e exala oxigênio.

Bastaria o dispositivo mudar de cor – de verde para vermelho – para indicar que o ar está impróprio para respirar.  Além disso, a pulseira também removeria do ar poeira, fumaça, odores desagradáveis e gases perigosos.

Produzida a partir de plástico biodegradável e imitação de couro eco-friendly, funciona em dois modos: pessoal e global. O primeiro limpa o ar ao redor do usuário, enquanto o segundo limpa o ar em geral. Como o projeto ainda não está concluído, o designer não estimou a quantidade de ar que o dispositivo pode purificar. “Ao combinar milhões de purificadores de ar, seria possível criar a sensação de estar vivendo no meio de uma floresta”, acredita o russo.

A pulseira ainda é um protótipo e concorre, com outros 19 projetos, à competição Design Lab, da Eletrolux. Em agosto, serão anunciados os oito finalistas. Se a Hand Tree vencer o concurso, ganhará um modelo físico e, quem sabe, poderá ser comercializada em breve.

Caso chegue ao mercado, você usaria a pulseira para ajudar a amenizar a poluição da sua cidade?

*Hand Tree

Por Marina Maciel


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.