Conheça os projetos sociais da ACACCI
Publicado em: 10/06/2013 às 18h07
Compartilhe esse conteúdo!

Núcleo de apoio - Casa da Família

A Casa de Apoio oferece hospedagem para até 30 pacientes com acompanhante, disponibilizando para seus hóspedes, 05 refeições diárias, transporte para os centros de tratamento, além de oficinas de artesanato, recreação, apoio pedagógico e apoio espiritual. 

É referência no acolhimento para as famílias de crianças e adolescentes em tratamento para câncer no Estado do Espírito Santo.

Prover – assistência à criança e à família

O Prover é uma ação voltada para famílias em situação de vulnerabilidade social cujos filhos menores estão em tratamento para câncer.
Faz a concessão de diversos benefícios tais como vale transporte, cesta básica, fralda descartável, complemento alimentar, medicação de suporte ao tratamento, órteses, próteses, ajuda de custo entre outros, que contribuem para aderência ao tratamento e melhoria da qualidade de vida.

Recrearte – Recreação Infantil

Ações de recreação infantil para minimizar o impacto emocional provocado pela doença e seu tratamento.

Voltado para as crianças atendidas pelo Ambulatório do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, de Vitória, estejam estas internadas na enfermaria daquela instituição ou na Casa da Família, da Acacci.

Convivendo com arte

O Convivendo com Arte é uma importante ferramenta para a minimização do impacto psicossocial e econômico provocado nas famílias das crianças e dos adolescentes com câncer, melhorando o enfrentamento da doença e criando alternativas de complementação da renda familiar.

São oferecidas oficinas de artesanato, corte e costura, culinária, cabeleireiro, manicure e outras.

Classe hospitalar

O apoio escolar prestado aos pacientes no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória e na Acacci está sintonizado com a Política Nacional de Educação Especial, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e com o Estatuto da Criança e do Adolescente(Ecriad).

Dessa forma, garantem ao paciente em idade escolar hospitalizado o direito de, durante esse período, ser atendido com atividades pedagógicas e educacionais de acordo com o seu currículo pedagógico.

São oferecidas oficinas de artesanato, corte e costura, culinária, cabeleireiro, manicure e outras.

Apoio ao HINSG

Subsidiar financeiramente a Unidade de Onco-hematologia do HINSG, para o desenvolvimento de ações que possam beneficiar a criança/adolescentes em tratamento e sua família.

Capacitar recursos humanos para o atendimento da criança/adolescente com câncer e sua família, visando a integração social do usuário e qualidade dos serviços prestados.

Capacitação de Adolescente

Capacitação do Adolescente para o Mercado de Trabalho.

Em parceria direta com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), este projeto visa à capacitação profissional de adolescentes e jovens socialmente vulneráveis, contribuindo significativamente para a inclusão no mercado de trabalho.

O público beneficiário é formado por pacientes curados ou em final de tratamento e seus familiares e filhos de funcionários.

Gerar

Incentivo a Grupos Produtivos e Empreendimentos Individuais.

O Projeto visa promover a inclusão social e econômica das mães/acompanhantes das crianças e adolescentes com câncer, contribuindo para a qualificação profissional e criando alternativas de geração de renda, através do incentivo a empreendimentos individuais e organização de grupos produtivos.

Bem Me Quer

Práticas Integrativas e complementares ao tratamento.

Trata-se de um espaço de assistência interdisciplinar humanizado e acolhedor que por meio do atendimento e orientação de profissionais de diversas áreas, tanto no núcleo quanto no domicilio, auxilia na diminuição dos sintomas como náuseas, inapetência, dor, ansiedade, medo, limitações/restrições físicas e psico-sociais geradas pela patologia.

Além de contribuir na diminuição das internações e o tempo médio de permanência dos pacientes em leitos hospitalares causadas por afecções respiratórias e outras, melhora a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer e do seu cuidador.

Bem Querer

Diagnóstico precoce e cuidados adequados a crianças e adolescentes com câncer.

Este projeto objetiva capacitar profissionais de saúde da atenção básica de todo o estado do Espírito Santo para o diagnostico precoce do câncer em crianças e adolescentes, de forma a reduzir o tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas e o inicio do tratamento no serviço especializado, favorecendo o aumento das chances de cura.

Além disso, é uma ferramenta importante para os profissionais de saúde da atenção básica no acompanhamento adequado dos pacientes na sua área de abrangência.

Voluntários

A maior parte das atividades da Acacci é desenvolvida por voluntários e, atualmente, eles somam 112, atuando regularmente na recreação (42,86 %), oficinas de trabalhos manuais (25%), gestão de eventos (11,61%), assessoria à diretoria (10,71%), bazar (6,25%) e apoio geral (3,57%).

A entidade mantém um programa de captação e de aprimoramento para aqueles que se disponham a ajudar que é dividido nas seguintes fases:

Triagem
Em fevereiro, junho e setembro, por de cadastro, entrevista individual e capacitação específica.

Acompanhamento
Diariamente, pela Assessoria ao Voluntário e, mensalmente, por meio de reunião.

Capacitação
Duas vezes ao ano.

Informações
(27) 2125 2972.

Fonte: ACACCI 


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.