Transplantes de órgãos aumentam no ES
Publicado em: 28/05/2013 às 22h38
Compartilhe esse conteúdo!

Com exceção das córneas, todos os demais transplantes de órgãos realizados no Espírito Santo entre janeiro e abril deste ano tiveram aumento quando comparados ao igual período de 2012. O bom desempenho se deve a diversos fatores, sobretudo, aos investimentos do Governo do Espírito Santo na qualificação de profissionais.

“O número de procedimentos poderia ser maior se não houvesse tanta negativa familiar. Mas, estamos fazendo a nossa parte. Desde o final do ano passado estamos investindo em capacitações de médicos no processo de identificação de potenciais doadores”, ressalta a coordenadora da Central de Notificação de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Rosemery Erlacher.

De janeiro a abril deste ano os destaques foram, principalmente, os transplantes de rim e fígado, que tiveram aumento significativo, assim como o de osso. Já a queda nos procedimentos envolvendo córnea tem relação com a fim da fila de espera para esse tecido.

Além disso, no primeiro trimestre de 2013 o Espírito Santo foi o Estado que mais realizou transplante de rim por milhão de habitante, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).

Para facilitar o processo de doação, Rosemery orienta as famílias a conversarem sobre o tema ainda em vida. “Quando isso acontece, a decisão dos familiares fica mais fácil de ser tomada e mais pessoas que aguardam na fila podem ser beneficiadas”, explica. Atualmente, 902 capixabas aguardam por um órgão. 

Fonte: Portal do Governo do Estado do Espírito Santo
Foto: Assessoria de Comunicação/Sesa


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.