Limão é uma excelente fruta para prevenir doenças
Publicado em: 26/02/2013 às 10h15
Compartilhe esse conteúdo!

O limão tahiti, também conhecido como lima ácida, é destaque no mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), por ser considerado uma das variedades mais comercializadas, principalmente para o preparado na famosa caipirinha e pelos benefícios à saúde. Embora encontrado durante todo o ano, são nos meses de março, abril e maio que a fruta tem maior oferta.

Considerado robusto, possui casca verde e lisa, o limão, além de refrescante é conhecido pelas propriedades medicinais, sendo muito procurado para o combate ao ácido úrico. Outros benefícios vão desde o combate à febre, hemorragia, obesidade, hipertensão arterial, à fragilidade capital.

“O limão, de forma geral, é muito benéfico, principalmente na manutenção e recuperação da saúde. Por ser rico em vitamina C, combate os problemas respiratórios, como alergias, gripes, resfriados e escorbuto. Excelente antioxidante previne a degeneração prematura do corpo e contribui na absorção de ferro pelo organismo. Vale destacar que o consumo do suco, por exemplo, deve ser de imediato, pois com o tempo o sabor fica amargo. Recomenda-se consumi-lo nas refeições (almoço e jantar) e em diversas receitas como sobremesas, sucos, molhos para salada e para limpar carnes de peixes e frangos”, destaca a nutricionista Adriely Dias Cozer.

Comercialização

Segundo o Setor de Estatística da Ceasa/ES, em 2012, foram 1.149.640 quilos comercializados, o período de março a abril, pico da safra, correspondendo a 35,55% do total vendido durante todo o ano. O preço médico foi cotado a R$ 0,89 o quilo. Em 2013, até o dia 22 de fevereiro, as vendas totalizaram 411.884 quilos. Os municípios que lideram as vendas no entreposto são Itarana (117.400 quilos); Itaguaçu (22.380 quilos); Santa Teresa (12.880 quilos); Santa Leopoldina ( 5.460 quilos); Laranja da Terra ( 4.720 quilos) e Afonso Cláudio( 3.800 quilos).

Receita: Limonada Suíça

Ingredientes:
1 limão tahiti
500 ml água
3 colheres de açúcar

Modo de preparo:
Lave bem a casca do limão, com uma esponja ou escovinha. Depois corte a fruta em quatro gomos e tire a fibra branca que fica no meio. Bata os pedaços de limão no liquidificador, juntamente com a água e o açúcar. Passe por uma peneira, sem apertar a poupa coada. Sirva com gelo.

Fonte: Portal da Ceasa/ES
Foto: Assessoria de Comunicação/Ceasa-ES


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.