Mais de 5 mil kg de uva em festa de Alfredo Chaves
Publicado em: 30/01/2013 às 9h08
Compartilhe esse conteúdo!

Uma fruta cultivada principalmente por famílias descendentes de italianos na região de montanhas do Estado terá uma festa em que ela será a estrela. No próximo final de semana, será realizada a 49ª Festa da Uva e do Vinho, na localidade de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves.

A expectativa dos organizadores é que sejam comercializados mais de cinco mil quilos da fruta na festa e em propriedades da região. Também está prevista a comercialização de mais de mil garrafas de vinho suave e seco nos dias 2 e 3 de fevereiro. Também haverá geleia, compotas e suco natural, além de outros serviços, como almoço típico, salgados e churrasco a quilo.

Técnicos do Incaper de Alfredo Chaves e de municípios vizinhos, além de funcionários da prefeitura, já visitaram nove propriedades locais para avaliar os aspectos de boas práticas de produção nos parreirais, quando são analisados 10 itens. 

No dia 2, primeiro dia da festa, um júri fará a degustação dos vinhos suaves e secos que participam do concurso, que elegerá os dois melhores em cada categoria. Os vencedores ganharão troféus e uma premiação em dinheiro, que ainda não foi definida.

O resultado do concurso do vinho e do concurso da melhor uva será divulgado no domingo, às 12h. Nesse mesmo dia, às 10h, um padre da Paróquia de Santa Isabel benzerá as uvas colhidas e que serão comercializadas pelos fruticultores de São Bento de Urânia, localidade com maior produção de uvas do município.  

O produtor Antonio Pianzoli produz uvas há oito anos e atualmente possui 350 pés da fruta. Juntamente com a família, ele disse que está caprichando para conseguir uma boa colocação no concurso da uva deste ano. “A expectativa é boa e esse ano o tempo ajudou na produção. As uvas estão bem doces”, destacou.

Durante a festa, também haverá o desfile, com a participação de 10 moças da região, que concorrerão ao título de Rainha da Festa da Uva e do Vinho. O desfile será realizado no sábado, às 20h.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores de São Bento de Urânia, Lauro Cibin, a festa é um evento importante porque valoriza a cultura e divulga os produtos da região, além de incentivar ao produtor.

Como chegar

Para chegar a São Bento de Urânia basta seguir pela BR-262 e entrar no quilômetro 72, em Victor Hugo, Marechal Floriano. A partir daí são mais 11 quilômetros de asfalto até a comunidade.

Sol contribui para a doçura da uva

O longo período de estiagem e a pouca chuva durante o final de 2012 e início deste ano contribuíram para que a uva tivesse o grau de açúcar elevado. Esse é um dos itens avaliados para concurso da uva. O extensionista e chefe do escritório do Incaper de Alfredo Chaves, Alciro Nazarino, analisou o grau brix das uvas com a ajuda de um aparelho italiano.

Ele explicou que o grau brix é o que aponta o grau de açúcar presente na uva. “Esse é um fator importante para quem está concorrendo ao concurso da uva. Há uvas com 190 gramas de açúcar a cada quilo da fruta. Esse aparelho é bastante preciso e auxilia nosso trabalho”, disse.

Programação:

Sábado (02/02)

14h - Desfile de micro tratores
16h - Torneio de Mora
20h - Desfile para escolha da Rainha Juvenil da 49ª Festa da Uva e do Vinho
22h - Show com Musical Prateado (entrada franca).

Domingo (03/02)

09h - 1º Encontro de Trilheiros de São Bento de Urânia
10h - Celebração
11h - Abertura da Exposição de produtos típicos
12h - Entrega da premiação do Concurso de Uva e Vinho
13h - Danças culturais
14h - Moda de viola e show de calouros
16h - Sorteio da rifa beneficente de 02 motos Honda CG 125c 0 Km e 01 CRF 230 S 0 Km. Após, forró em praça pública.

Por: Julio Huber


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.