Festejos relembram a emancipação de Alfredo Chaves
Publicado em: 23/01/2013 às 9h20
Compartilhe esse conteúdo!

A emancipação política de Alfredo Chaves, que completará 122 anos, será comemorada na próxima quinta-feira (24). Haverá uma noite de festejos aberta pela Orquestra Municipal Alto Benevente, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, centro da cidade.

Antes, porém, será celebrada às 19 horas uma missa solene. A data será aproveitada para o lançamento oficial do Calendário de Eventos 2013 e da canção “Alfredo Chaves, Minha Terra”. A música foi elaborada para valorizar as belezas naturais da cidade.

A letra da canção mostra o empenho da população no trabalho de reconstrução do município, após a enchente no final do ano passado. De acordo com o prefeito Roberto Fiorin, será uma homenagem singela para comemorar uma data importante para o avanço da cidadania do município.

“Comemoraremos essa data civil que faz-nos refletir a importância de sermos livres e podermos construir o nosso espaço. Alfredo Chaves foi vila e, com o crescimento, graças ao árduo trabalho dos nossos ancestrais, se tornou uma cidade independente, com gente que trabalha pensando no futuro e preservando às raízes culturais”, disse.

Programação:

19h - Missa de aniversário da cidade.
20h - Apresentação da Orquestra Alto Benevente.
20h30 - Lançamento Oficial do Folder Turístico com Calendário de Eventos e da Canção Alfredo Chaves, minha terra.

História do município

A história do município de Alfredo Chaves teve início com a colonização dos portugueses, no século XIX. Quando Dom Pedro II doou ao guarda de honra da corte, o português Augusto José Álvares e Silva, 500 alqueires de terra. Essa área foi dividida em cinco partes chamadas Sesmarias: do norte, do sul, do leste, do oeste e Quatinga.

Em 1877, chegam os imigrantes italianos, que desembarcam em Benevente. Do local, eles sobem o rio Benevente em canoas até a sesmaria Quatinga, onde fundam o povoado Alto Benevente. Alguns desses europeus, com medo das enchentes e do ataque dos índios, continuam a subir o rio para se instalarem em uma área mais elevada, batizada de Vila de Todos os Santos.

O distrito de Alfredo Chaves é emancipado no dia 24 de janeiro de 1891, como território desligado do município de Benevente, atual Anchieta. O crescimento econômico da região é impulsionado pelos imigrantes italianos. O progresso chega e o desenvolvimento leva a formação do primeiro centro comercial, onde famílias compram e vendem mercadorias.

 

Por: Roberly Pereira
Foto: PMAC


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.