Sesa dá dicas para se hidratar durante o verão
Publicado em: 08/01/2013 às 10h18
Compartilhe esse conteúdo!

Com o calor atingindo temperaturas próximas a 40°C no Estado neste verão, é preciso cuidado especial com a hidratação do corpo e, assim, garantir a energia necessária para enfrentar o dia. Para a nutricionista Talita Fernandes, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o ideal, além de beber água, é consumir frutas, verduras e legumes frescos, principalmente aqueles que possuem mais água naturalmente.

“O ideal é beber 1,5 litro de água por dia e outros 500 ml na forma de suco de frutas frescas ou de água de coco. Este é um isotônico natural, que ajuda a repor a perda de líquido e sais minerais que saem junto com o suor”, disse ela.

Para quem malha, um alerta especial. É importante manter a hidratação do corpo durante a prática de exercício físico. “Leve sempre consigo uma garrafinha de 500 ml de água, limonada ou bebida isotônica e tome um pouco a cada 15 minutos”.

Mesmo quem trabalha dentro de escritório, no ar-condicionado, e sente menos sede, deve se preocupar com a hidratação e beber água. “Tem gente que espera ter sede para tomar água. A sede já é um sinal de que o corpo está precisando de água há muito tempo. Portanto, não é preciso esperar. Para as crianças e idosos, por exemplo, é importante sempre estar oferecendo líquidos”, destacou.

Outra dica da nutricionista para ajudar na hidratação é dar preferência, nas refeições, a legumes, frutas e verduras que possuem mais água naturalmente. Entre eles: chuchu, repolho, rabanete, pepino, alface, nabo, tomate, melancia, melão, abacaxi, maçã, pêra, cenoura e goiaba.

“É preciso evitar, nesse período, comidas gordurosas e massas, porque dificultam a digestão e isso pode ocasionar mal-estar, aquela sensação de peso no estômago. Dê preferência às saladas cruas e frutas naturais. Nas sobremesas, a dica é substituir doces e sorvetes por frutas frescas e picolé de frutas”, citou.

Para ela, também devem ser evitados sucos industrializados e polpa congelada: “Os sucos de caixinha possuem mais sódio, conservante e corante que fazem mal à saúde, já as polpas industrializadas perdem teor de vitaminas e minerais. Os refrigerantes também devem ser evitados em qualquer versão, diet (por causa do sódio, que causa sensação de inchaço) ou normal (contém açúcar).

A estação mais quente do ano pede roupas leves e uso constante de protetor solar adequado ao rosto e corpo. “Com este sol, não dá para brincar. O ideal é o uso do protetor solar fator 60 contra raios ultravioleta, para evitar queimaduras”, indicou.

Por último, a nutricionista Talita Fernandes reforça que a preocupação com a hidratação do corpo deve ser feita durante o ano todo, mesmo nos períodos mais frios do ano, consumindo diariamente de oito a 10 copos de 200 ml de água. “No verão, os cuidados devem ser redobrados já que as pessoas perdem líquido mais rapidamente, através do suor”, finalizou.

Receita de sucos refrescantes:

Suco de melancia

01 fatia média de melancia
01 rodela média de abacaxi maduro
Cinco folhas frescas de hortelã
Quatro cubos de gelo

Bata tudo no liquidificador. Coe e sirva na hora.É uma receita de baixa caloria e nem precisa acrescentar açúcar. O doce das frutas já adoça o suficiente.

Suco refrescante tropical

01 manga madura média
03 laranjas maduras médias
04 folhas de hortelã frescas
06 cubos de gelo

Bata tudo no liquidificador, coe e sirva.

Fonte: Portal da Sesa
Foto: Assessoria de Comunicação/Incaper


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.