Encantos de Matilde em exposição fotográfica
Publicado em: 06/11/2012 às 8h25
Compartilhe esse conteúdo!

“Idas e Vindas” é o nome da exposição do fotógrafo Fernando Madeira que toma conta da sala Haydée Nicolussi, na Estação de Matilde, em Alfredo Chaves. A mostra é composta por 19 fotografias que celebram a beleza e a recuperação da estação, além de retratar as deslumbrantes paisagens naturais e moradores da comunidade que abriga esse marco.

Famosa pelas cachoeiras, verde exuberante, construções antigas e famílias acolhedoras, descendentes de italianos, Matilde conquistou o coração de visitantes e se tornou um dos destinos turísticos mais apreciados do Espírito Santo. Por isso, o olhar de Madeira é afetivo como o de tantos que passaram e se apaixonaram pelo lugarejo. Mas talvez o sentimento seja um pouco mais intenso, já que, nas palavras do próprio fotógrafo, ali encontrou sua felicidade.

“Fui à Matilde pela primeira vez em 2008, por insistência de amigos. Eles queriam que eu fotografasse o casamento deles, apesar de saberem que geralmente não fotografo essas ocasiões. Aceitei, com a condição de que fizéssemos um ensaio dos noivos na antiga estação”, conta. Desta visita, Madeira traz para a exposição duas fotos, que mostram uma construção ainda devastada pelo tempo e pelo vandalismo, contrastando com o cenário atual.

A união amorosa que levou o fotógrafo a conhecer o distrito alfredense foi como um presságio. Anos depois, ele viria a encontrar uma companheira que tem raízes em Matilde e, desta forma, aprofundou as suas próprias na comunidade, resultando nas imagens mais recentes vistas na mostra. Destaque para o sempre presente Rio Benevente, em fotos de longa exposição, e para as pessoas, “que fazem deste um lugar realmente muito especial”.

Essa é a segunda exposição de Fernando Madeira, que fotografa profissionalmente desde 2007. Madeira também é designer gráfico e procura incorporar em seus trabalhos percepções bastante pessoais, pautadas na sensibilidade, em uma vertente autoral.

“O propósito dessas ‘Indas e Vindas’ é mostrar um pouco do cotidiano e da paz de espírito que se vive no local, o clima de Matilde. As pessoas vivem em constante contato com a natureza e têm outro ritmo. É encantador”, elogia.

Serviço:
“Idas e Vindas” – Exposição do fotógrafo Fernando Madeira
19 fotografias feitas em Matilde, Alfredo Chaves.
De 3 de novembro até 31 de dezembro
Na Estação de Matilde, aberta de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h. Mesmo horário de funcionamento em feriados.
Entrada gratuita

Com informações de Flávia Carpanedo

Fonte: Montanhas Capixabas


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.