Gelo diminui no Ártico e aumenta na Antártica
Publicado em: 26/10/2012 às 8h23
Compartilhe esse conteúdo!

A Nasa, agência espacial americana, divulgou em seu site oficial imagens de satélites que mostram a diminuição do gelo marinho do Ártico, enquanto o do Antártico se expandiu.

De acordo com a Nasa, de 1978 a 2010, a Antártica cresceu 17 mil quilômetros quadrados por ano. O aumento, porém, não é proporcional à diminuição do gelo no Ártico. Em setembro de 2012, a parte congelada do Ártico era 3,4 milhões de quilômetros quadrados menor do que a média entre setembro de 1979 e 2000.

Uma das justificativas apontadas na pesquisa da agência espacial foi o fato de o Oceano Ártico ser limitado pela América do Norte, a Groenlândia e a Eurásia, porções de terra que impedem a expansão das calotas polares. Nos últimos 30 anos, boa parte do gelo mais antigo derreteu e a cobertura expôs o oceano de águas escuras, que absorve mais calor. Consequentemente, gera mais perda de gelo.

A Antártica não tem problema em relação à expansão durante o inverno, já que está rodeada de águas abertas. Anualmente, a crosta gelada cresce e diminui gradativamente durante as estações do ano, mantendo-se com um tamanho constante.

Por Olvao Guerra


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.