Professores se qualificam para ensinar alemão
Publicado em: 17/10/2012 às 7h58
Compartilhe esse conteúdo!

Professores que atuam na rede de ensino público de Domingos Martins estão recebendo capacitações de aulas de alemão. Os 25 professores que estão participando desse projeto piloto no Estado já atuam ensinando o alemão. O objetivo do programa é capacitar ainda mais os profissionais.

O curso, que acontece aos sábados na Casa da Cultura de Domingos Martins, é uma parceria entre a Associação da Cultura Alemã no Espírito Santo (Acaes) Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Universidade Aberta do Brasil (UAB).

De acordo com o professor André Kuster, que está capacitando os 25 alunos do curso, o primeiro treinamento termina no final do ano e somará 120 horas de aulas. “Queremos fortalecer a língua alemã e pomerana em nosso município e região. Com certeza essa será apenas a primeira turma. Além da língua, falamos sobre culinária, pintura, música e artesanato alemão”, informou.

O professor de línguas e coordenador do Programa de Educação do Campo da Ufes, Erineu Foerste, disse que a intenção é expandir o curso para todos os municípios capixabas onde se fala alemão. No mês de agosto, ele levou até Domingos Martins dois estudantes alemães que estão no Estado em um intercâmbio.

Os dois jovens disseram que se surpreenderam com a forma em que a língua alemã é preservada no Espírito Santo. Os dois alemães estudam a língua portuguesa e permanecerão seis meses no Estado. Florian Burger, 24 anos, visita o Estado pela primeira vez.

“Em 2007 fui a Minas Gerais e Pernambuco. Agora vim ao Espírito Santo aprender mais sobre a língua portuguesa e gostei muito de ver que o alemão é ensinado nas escolas. No Brasil se valoriza muito a cultura alemã”, destacou.

O jovem Stefan Fuller, 23, que também é intercambista, disse que acreditava que o Sul do Brasil fosse a região em que se preservava mais a cultura alemã. “O Espírito Santo preserva muito a cultura alemã. Foi uma surpresa muito boa. Eu estou no Estado para aprender mais o português, para usar futuramente em algum trabalho”, informou.

Por Julio Huber
Foto: Julio Huber


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.