Pedra Azul: candidata a Patrimônio da Humanidade
Publicado em: 10/10/2012 às 8h09
Compartilhe esse conteúdo!

O Governo do Espírito Santo promoveu ontem, terça-feira (09), às 14h30, na Secretaria de Estado do Turismo (Setur), uma reunião que debateu a elaboração de um documento técnico, visando o tombamento da Pedra Azul, localizada em Domingos Martins, como Patrimônio Natural da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco).

O documento está sendo elaborado pelas secretarias de Estado do Turismo (Setur), do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), de Economia e Planejamento (SEP) e da Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom). Participou também do encontro o secretário executivo do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), João Lucílio Albuquerque, que fez uma apresentação de sua experiência neste tipo de processo, e a coordenadora do Colegiado Mar da RBMA, Heloisa Dias.

Também participaram da reunião os secretários Alexandre Passos (Setur), Patrícia Salomão (Seama) e Robson Leite (SEP), o coordenador do Iema André Tebaldi, o prefeito Wanzerte Krüger e o secretário Cultura e Turismo de Domingos Martins Alexsandro Izidoro Schultz, a superintendente do Iphan no Espírito Santo Diva Maria Freire Figueiredo, os representantes da Associação Turística da Pedra Azul Leonardo Botelho e Cláudio Calmon (OSCIP Agência Viva Pedra Azul) e a coordenadora do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CERBMA) Iara Gardenia Silva Moreira.

Hoje, quarta-feira (10), técnicos da Setur e do Iema acompanharão os palestrantes João Albuquerque e Heloisa Dias em uma visita técnica ao Parque Estadual de Pedra Azul.

A Pedra Azul se encaixa nas normas e critérios da Unesco para se tornar Patrimônio Natural da Humanidade por sua formação geológica e por ter a forma de um lagarto, algo único no planeta. A ideia surgiu há cerca de três meses e agora o Governo do Estado montou, junto com empresários, um grupo de estudos para elaborar um documento que será enviado à Unesco, para que a Pedra Azul receba esse título.

O programa de classificação da Unesco visa catalogar e preservar locais de excepcional importância cultural ou natural, como patrimônio comum da humanidade. No último ano havia apenas 183 desses monumentos em todo o mundo.

Entre os benefícios de tornar a Pedra Azul Patrimônio da Humanidade estão a divulgação turística da região em nível mundial, atração de patrocinadores e público para eventos, atração de recursos internacionais para preservação da região, gestão internacional compartilhada do Parque entre outros.

Para fortalecer as informações do documento, que será enviado à Unesco, e divulgar essa ação, foi criada uma página nas redes sociais: http://www.facebook.com/PedraAzulPatrimonioMundial

Fonte: Portal do Governo do Estado do Espírito Santo
Foto: Weverson Rocio


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.