XV Blumenfest vai animar Domingos Martins
Publicado em: 04/10/2012 às 8h28
Compartilhe esse conteúdo!

“XV Blumenfest – Festa das Flores e XIV Exposição de Orquídeas”. As duas festividades, que acontecem tradicionalmente na primavera, serão realizadas de 19 a 21 de outubro, no centro de Campinho, onde os turistas que sempre lotam a cidade poderão conferir a mostra de milhares de orquídeas e bromélias raras, na maioria encontradas somente em solo capixaba.

Todas as plantas expostas pertencem à cerca de 150 membros do Núcleo dos Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano, e permanecerão durante o fim de semana numa tenda gigantesca montada na Praça Arthur Gerhardt, no centro da cidade.

Entre as espécies que poderão ser vistas pelo público, destaca-se pela beleza, cor e perfume a Cattleya Warneri. Trata-se de uma planta lilás nativa da região e considerada a maior orquídea em tamanho de flor no mundo, podendo alcançar até 25 centímetros de diâmetro.

Outra espécie, também nativa da região, que enfeitará muito o evento é a Barbosella miersii. Trata-se de uma micro-orquídea com a menor flor do mundo, correspondente à cabeça de um alfinete.

Na edição deste ano, a organização do evento premiará os donos das mais belas orquídeas expostas, já que uma comissão formada por orquidófilos escolherá as melhores plantas conforme critérios como a qualidade da flor, raridade e sistema de cultivo.

Receberão troféus os três primeiros colocados em cada categoria, definida por espécie de orquídea. Além do colorido das flores, haverá ainda, no coreto da Praça Doutor Arthur Gerhardt, uma diversificada programação cultural, que inclui danças folclóricas alemãs e apresentações musicais.

De acordo com o coordenador da Blumenfest, Leodério Velten, o evento é uma tradição, com a participação dos colecionadores de plantas e também uma homenagem a Roberto Anselmo Kautsky.  “Foi ele que incentivou a realização do trabalho de preservação das espécies”, disse.

Por Roberly Pereira
Foto: Roberly Pereira


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.