Pedra Azul pode se tornar Patrimônio da Humanidade
Publicado em: 26/09/2012 às 7h58
Compartilhe esse conteúdo!

Um grupo de empresários e o governo do Estado querem que a Pedra Azul, em Domingos Martins, seja classificada como Patrimônio Natural da Humanidade. Em breve será montado um grupo de estudos para produzir um documento que será enviado à Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (Unesco), para que a Pedra Azul receba esse título.

A ideia partiu da empresária Lilia Melo, proprietária da Pousada Rabo do Lagarto. “Durante um bazar beneficente realizado na região em julho, lançamos essa ideia e o governo do Estado nos apoiou. Agora aguardamos que seja elaborado um documento bastante técnico para enviar à Unesco”, destacou Lilia.

Segundo ela, apenas o governo do Estado pode produzir e enviar esse estudo. “Em uma reunião com representantes do governo mostramos que Pedra Azul se encaixa em todas as normas e critérios da Unesco para ser um Patrimônio Natural da Humanidade. A própria formação do lagarto conta ponto, por ser algo único no planeta”, destaca Lilia.

O programa de classificação visa catalogar e preservar locais de excepcional importância cultural ou natural, como patrimônio comum da humanidade. No último ano, em todo o mundo havia apenas 183 Patrimônios Naturais da Humanidade em todo o mundo.

Entre os benefícios de tornar a Pedra Azul Patrimônio da Humanidade estão: divulgação turística da região em nível mundial; atração de patrocinadores e público para eventos; atração de recursos internacionais para preservação da região; gestão internacional compartilhada do Parque de Pedra Azul; entre outros.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (Sep), na próxima reunião dos empresários e representantes do governo do Estado, que será realizada em breve, será formado o grupo de estudos para iniciar os trabalhos. Uma consultora contratada pela Secretaria irá auxiliar na criação do grupo.

Para fortalecer as informações do documento que será enviado para a Unesco, foi criada uma página em uma rede social com o intuito de divulgar essa ação. A ideia é de que a página ultrapasse um milhão de curtições. Quem quiser, pode acessar: http://www.facebook.com/PedraAzulPatrimonioMundial

Por Julio Huber
Foto: Julio Huber


Carregando...

Copyright 2011. RÁDIO BELEZA FM. Todos os direitos reservados sobre o layout e o conteúdo deste site.